A pré-temporada já começou: o que devemos fazer?
Futebol Interativo
Carregando...

11-01-22 |

Início de pré-temporada: o que fazer?

Compartilhe img

Início de pré-temporada: o que fazer?


O período de competição, como já abordado em textos anteriores, pode ser dividido em cinco fases, hoje vamos falar da pré-temporada e sua importância para o rendimento do atleta.

Como costumeiramente abordamos por aqui, o calendário do futebol é bastante extenso, abrangendo o ano inteiro, começando em janeiro e se estendendo até dezembro, então os jogadores em geral possuem uma janela de cerca de um mês para curtirem com suas famílias e deixar o futebol de lado, para em janeiro iniciarem a pré-temporada.

Atualmente já estamos no momento de reapresentação dos elencos e início da pré-temporada, os jogadores, de forma geral, voltam com um percentual de gordura um pouco mais elevado e também destreinados, portanto, essa fase de preparação é de extrema importância para corrigir a composição corporal (aumento de massa magra e diminuição do percentual de gordura), utilização de estratégias como train low (treinar com baixa disponibilidade de carboidrato) para induzir adaptações e train the gut (treinar o intestino) para que este jogador possa ter o melhor desempenho e diminuir ao máximo o risco de lesões.

Historicamente, o período de off-season (popularmente conhecido como férias) era um período de destreinamento e descondicionamento significativo, com atletas reduzindo ou evitando treinar enquanto se entregavam a práticas alimentares menos saudáveis ​​e/ou aumento do consumo de álcool.

No esporte moderno, no entanto, muitos atletas ou suas equipes agora incentivam uma abordagem mais criteriosa para a fase fora de temporada para evitar gastar tempo de preparação geral da temporada seguinte para recuperar o condicionamento ideal, recuperando o nível anterior de condicionamento, haja vista o calendário mais apertado e pouco tempo para esta fase de pré-temporada como dito anteriormente.

Dessa forma, de maneira mais ampla, o nutricionista em conjunto com os demais membros da comissão, precisa incentivar os jogadores a manterem práticas saudáveis de alimentação e treinamento também no período de férias para minimizar os efeitos da falta de treinamento e descondicionamento, bem como uma manutenção da composição corporal.

Seguindo essas recomendações dos profissionais do clube, os atletas chegam para a pré-temporada um passo à frente dos demais, atingindo seu nível mais alto de rendimento de forma mais rápida e, consequentemente, trazendo melhores resultados para si mesmo e para a equipe.

COMENTÁRIOS

COLUNISTA FI

Junior Maia Ver mais desse colunista

Tânia

O Nutricionista Junior Maia consegue integrar teoria e prática nutricional no esporte sempre de modo acessível e fácil compreensão, sem nunca esquecer o que está na base de tudo, ou seja a ciência. Muitos parabéns! Textos incríveis e fico sempre na expectativa do próximo

16/08

Quero ser um colunista FI