George Klinger
27/05/22 |
Personalidade: O início de tudo
Personalidade é um conjunto de características individuais as quais são relativamente permanentes e estáveis. É o conjunto de todas as características que fazem de cada pessoa alguém único e é caracterizada pela composição individual dos traços de um indivíduo, constituídos a partir das suas necessidades, motivos, interesses, atitudes e temperamento.
O modelo de Eysenck é internacionalmente aceito e tem sido amplamente estudado dentro do futebol. Trata-se de dois superfatores: Introversão-Extroversão e Instabilidade-Neuroticismo. Segundo Eysenck, esses fatores são basicamente determinados por questões genéticas, porém, sob o ponto de vista da interação das pessoas com o ambiente, há alterações na manifestação do comportamento humano. O desenvolvimento da personalidade se dá, portanto, a partir da interação dos fatores individuais e socioambientais.
O desenvolvimento da personalidade é integrado ao desenvolvimento humano como um todo (motor, cognitivo, motivacional, social e emocional) da infância até a idade adulta. Assim, todas as experiências vivenciadas na primeira infância até a fase adulta podem influenciar na manifestação do comportamento dos traços de personalidade do indivíduo. Portanto, os traços de personalidade são o início de todo o processo que determina o comportamento humano, porém, não são os determinantes finais. Estudos apontam que a participação no esporte de rendimento pode influenciar nestas manifestações.
A relação entre esporte e personalidade apresentada por Samulski (2002) explica que há três relações possíveis de ocorrerem (destacar sequência abaixo):
1) a hipótese de seleção;
2) a hipótese de socialização;
3) a hipótese de interação.
Na hipótese de seleção, pessoas com traços de personalidade específicos se interessam por determinadas modalidades esportivas ou por formas especiais de prática esportiva, da mesma forma que são escolhidos pelo subsistema esportivo. Existe uma melhoria da adaptação da estrutura da personalidade e ao perfil da exigência das modalidades desportivas. Exemplo: geralmente as pessoas orientadas para o rendimento se dedicam ao esporte competitivo.
Na hipótese de socialização, o esporte é considerado como fator socializante. A atividade esportiva influencia a personalidade e o desenvolvimento da personalidade de uma forma específica, altera por exemplo a motivação para o rendimento, o comportamento agressivo, o papel da mulher. Por fim, na hipótese de interação os processos de seleção e de socialização interagem entre si, acentuando a personalidade do indivíduo.
+ Já conhece a nossa Especialização em Psicologia no Futebol? Veja mais aqui!
Quero ser um colunista FI