Qual é a profissão que mais cresce no futebol?
Futebol Interativo
Carregando...

01-02-23 |

Análise de mercado - Profissão em pleno crescimento para quem quer trabalhar com futebol!

Compartilhe img

Análise de mercado - Profissão em pleno crescimento para quem quer trabalhar com futebol!


O futebol é a grande paixão nacional de muitos no nosso país, e em algum momento quem ama o esporte já pensou em trabalhar um dia na área. A questão é: Por onde começar?

Você sonha em trabalhar com futebol? Já sabe que área começar? Já sabe onde buscar capacitações para se preparar? Se você não sabe responder nenhuma dessas perguntas, existem mais de 7000 pessoas que já responderam e estão iniciando o processo de desenvolvimento de carreira para trabalhar com futebol.

O primeiro passo para trabalhar com futebol, é saber onde buscar esse conhecimento. Se você está aqui, provavelmente já conhece o Futebol Interativo. Muitas pessoas perguntam que tipo de formação precisam ter como pré-requisito para iniciar uma carreira. 

Por isso estou aqui pra dizer que existem algumas funções no futebol crescendo rapidamente e que NÃO EXIGEM uma graduação para iniciar na área: Análise de Desempenho e Mercado.

Ranyer, quer dizer que eu não preciso ser formado em uma área específica para trabalhar nessas funções acima?

Por obrigatoriedade não, o que não quer dizer que não seja importante fazer algo nessa direção. O mercado sempre vai exigir o melhor de cada profissional, seja na sua capacidade de conhecimento, como na sua experiência em relação ao mercado. A metodologia do conhecimento pela prática do Futebol Interativo tem ajudado muitos a se preparar para a oportunidade, afinal, para aproveitá-la precisa estar pronto para isso.

Quer saber um pouco mais sobre essas funções? Aqui é o lugar certo!

Iremos falar sobre:

  • Área de atuação
  •  O que o analista de desempenho faz?
  •  O que o analista de mercado faz?

Área de atuação

O setor que é representado para os profissionais na área da análise, tem alcunha diferente de acordo com os clubes, os nomes mais comuns são: “CDD - Centro de Desenvolvimento Digital” (Usado pelo Grêmio), “CIFUT- Centro de Inteligência”(Usado pelo Corinthians).

Neste setor ficam localizados todos os recursos humanos e tecnológicos voltados para inteligência de mercado e desempenho de um clube de futebol. 

Qual a área de atuação que precisa ter para ser um analista de desempenho/mercado no futebol? 

Pode parecer estranho, mas não existe uma área específica que você precise atuar, basta gostar de assistir (ASSISTIR MUITO) futebol e se identificar com algumas características.

O que o Analista de desempenho faz?

Como dito anteriormente, vai depender muito das características que você se identifica. O analista de desempenho, por exemplo, é um profissional responsável pela inteligência técnica. É ele o responsável por relatórios de pontos fortes/fracos da equipe adversária, da própria equipe, é quem avalia a movimentação do atleta no campo, seja em bola parada, ou de acordo com o modelo de jogo da equipe…. dentre várias outras atribuições. O que isso quer dizer? Se você gosta de esquema tático e de impactar o desempenho de um jogador atrelado a isso, a área de analista é pra você. O Analista de desempenho trabalha bem mais próximo das comissões técnicas.

Ela é muito procurada hoje por quem quer entrar no mercado por proporcionar um entendimento mais completo e tático do jogo, inclusive para treinadores de primeira viagem, é uma excelente oportunidade de refinar ainda mais o conhecimento e ter uma responsabilidade mais conjunta com vários outros membros, afinal é uma área que demanda muito trabalho e muitos braços.


+ QUERO SER ANALISTA DE DESEMPENHO EM UM CLUBE

O que o Analista de Mercado faz?

Essa função hoje é a mais crescente no mercado da análise, o analista de mercado é comumente em vários clubes uma função desempenhada por uma analista de desempenho, geralmente em clubes com menores orçamentos obviamente. Assistir jogos e criar uma base de dados é gratuito, você não precisa estar num clube para fazer isso.

Esse é um trabalho de extrema importância, uma vez que os clubes precisam ter um planejamento mínimo para repor peças no elenco e adequá-las ao modelo de jogo de um treinador.

O Analista de mercado hoje é o responsável por MAPEAR o mercado (local, estadual, regional, nacional e internacional) com oportunidades de negócio para o clube, seja do ponto de vista técnico como também mercadológico. É um profissional que trabalha muito mais próximo dos gestores do que da comissão técnica.

Clubes como Flamengo, Palmeiras, dentre outros grandes do nosso futebol, têm capacidade de mapear não só o mercado local, mas principalmente o internacional. 

O Flamengo vendeu Gérson para o O.Marseille/FRA por 20,5M de Euros (teve perda técnica e uma boa recompensa financeira se tratando de Brasil e de um atleta de 23 anos), no início de 2023 recomprou o atleta por 15M de Euros (Lucro de aproximadamente 5,5M de Euros). O clube viu a oportunidade no mercado, um atleta de 25 anos que trará retorno técnico com alta probabilidade de dar certo (entrosamento com os atuais atletas, vontade do jogador de estar no clube, características de jogo, etc.). 

Outro exemplo bem emblemático, a transação entre Athletico/PR e Cruzeiro/MG na venda do atacante Vitor Roque. Esse atleta é disputado desde que iniciou na base do América/MG, sendo transferido para o Cruzeiro ainda novo. No contrato, uma cláusula de venda para clubes brasileiros no valor de R$24 milhões. Essa informação foi obtida pelo setor de inteligência do Athletico, que viu uma grande oportunidade de negócio (técnica e mercadológica.) Fez uma oferta bem vantajosa para o atleta, e pagou o valor da multa ao Cruzeiro de forma integral.

Hoje o atleta é titular jogando a 1a divisão (na época o Cruzeiro ainda estava na 2a divisão) e sendo peça chave para chegar à final da libertadores. Em breve será vendido por valores bem mais altos do que o investido. Se não é o trabalho do analista de mercado junto à gestão do clube em buscar esse tipo de oportunidade, provavelmente o atleta estaria como artilheiro da Série B pelo Cruzeiro no ano de 2022. 

Já clubes menores, precisam trabalhar com um raio de ação bem mais reduzido, e ter muita criatividade para acessar dados desses atletas, se tratando de Brasil, são poucas as competições sem contar as nacionais, que tem as informações necessárias para esse tipo de análise.

De forma prática, o analista de mercado precisa construir uma base de dados muito vasta com várias informações de atletas, região,idade e posição, para poder fazer um trabalho de inteligência abrangente. Clubes como Grêmio e Palmeiras, por exemplo, já monitoram possíveis joias desde os 10 anos de idade, em várias regiões do Brasil. 

Sem um observador técnico (faz a avaliação in loco, ao vivo), aliado a um bom analista de mercado que possa organizar essa base de dados, não teria um Endrick no Palmeiras, um Vitor Roque no Athletico ou um Kauan Kelvin no Grêmio (vocês ainda irão ouvir falar desse nome), fruto do trabalho da análise e inteligência dos clubes.

+QUERO SER ANALISTA DE MERCADO NO FUTEBOL

Onde posso estudar sobre?

No Futebol Interativo existe um curso bem interessante chamado Especialização em Análise de Desempenho/Mercado. Nele você terá aulas ministradas por profissionais de clubes e ainda terá a oportunidade de vivenciar uma experiência na prática, o que faz parte da metodologia “conhecimento pela prática” que tem beneficiado mais de 600 alunos, já embarcados desde 2020 pela empresa, transformando seus sonhos em carreiras.

COMENTÁRIOS

COLUNISTA FI

Ranyer Lins Ver mais desse colunista

0 comentários

Essa publicação ainda não tem comentários.

Quero ser um colunista FI