Veja o relato de Hélio Afonso Filho, Aluno FI dos cursos Análise de Desempenho e Análise de Mercado, que fez sua Experiência Prática no Vila Nova
Futebol Interativo
Carregando...

02-07-22 |

Veja o relato de Hélio Afonso Filho, Aluno FI dos cursos Análise de Desempenho e Análise de Mercado, que fez sua Experiência Prática no Vila Nova

Compartilhe img

Veja o relato de Hélio Afonso Filho, Aluno FI dos cursos Análise de Desempenho e Análise de Mercado, que fez sua Experiência Prática no Vila Nova


Na infância temos tantas experiências lúdicas e que parecem um verdadeiro sonho, uma reflexão sobre o que fazer no futuro. Chega a ser um crime fazer com que uma criança pense no futuro e deixe de viver um momento tão belo, inocente e repleto de ilusões positivas, não é mesmo?

Parece estranho falar sobre essa nostalgia em um relato de experiência esportiva, mas a minha teve um sabor de regresso. É uma retomada de um processo que começou lá atrás, quando eu ainda passava noites acordadas jogando Winning Eleven e Football Manager, simulando para um dia ser o cara que monta seu time nas Masters League de verdade. 

Àqueles tempos ficaram para trás, porém o sonho inocente pueril permaneceu guardado lá no fundo da alma e eu mal sabia que ele seria meu norte para escolher estudar análise de mercado no futebol.

Falando em passado, trabalhei 12 na área de Marketing e Comunicação na Associação Atlética Anapolina, o clube da minha cidade e do meu coração, mas decidi trocar de área pensando nas fraquezas e oportunidades para a minha realidade. Fazer essa transição não é fácil, o futebol é uma linguagem universal, porém a alfabetização e o seu vocabulário têm nuances que vão além do que é comum a todos.

+ Veja as Especializações com Experiência Prática garantida!

É preciso conhecer novas palavras, ver além do que é mostrado pelas câmeras de televisão, procurar repetições, padrões, movimentos e anomalias, ficar atento às qualidades, a intensidade e a frequência com que tudo é feito dentro do jogo. Por mais que eu tenha uma vida toda dentro do futebol foi uma quebra enorme de paradigma e foi preciso ativar em mim habilidades e sentimentos que até eu mesmo não conhecia.

Quando acontece essa disrupção, você precisa estar com a mente aberta, ter a humildade para aprender e velocidade para se adaptar. Essa, para mim foi a maior dificuldade e fez com que eu desse ainda mais importância a experiências que o Futebol Interativo oferece. Meu maior investimento foi vivenciar a teoria dos livros e das filosofias e ter a chance de ver na prática como elas se dão.

Passar essa semana em contato com os profissionais da área do Vila Nova Futebol Clube me proporcionou essa ponte entre passado e futuro, da simulação à realidade. Sei que há uma grande diferença entre essas duas palavras, mas nesta semana elas nunca fizeram tanto sentido na minha vida. Foi o encontro do garoto inocente que montava seus times no Football Manager com o profissional que está um passo mais próximo para transformar seu sonho em realidade.

Por fim, quero agradecer ao Vila Nova futebol Clube que abriu as portas para que eu pudesse viver essa experiência. Parabenizar seus funcionários, principalmente o Rodrigo Carvalho e ao amigo Fernando Brito, que foram extremamente educados e solícitos, aceitando um torcedor da Rubra no meio deles. Por último e mais importante é ser grato ao analista Caio Gondo que além de ser um excelente profissional, é uma grande pessoa. Obrigado pela paciência interminável e pelos ensinamentos que me presenteou. 


COMENTÁRIOS

COLUNISTA FI

Futebol Interativo Ver mais desse colunista

0 comentários

Essa publicação ainda não tem comentários.

Quero ser um colunista FI