Mattheus Rocha
01/02/23 |
As transmissões de futebol via streaming chegaram para ficar. Atualmente, várias plataformas transmitem partidas de futebol, tanto de competições brasileiras como de outras espalhadas pelo mundo. O Star+, Amazon Prime, GloboPlay, CazéTV, entre outras, nos últimos anos, ganharam bastante audiência. A CazéTV, por exemplo, que é do jornalista Casimiro Miguel, o Casimiro, foi a plataforma de streaming que mais ganhou inscritos no último trimestre de 2022, com mais de 188 mil novas pessoas em seu canal na Twitch.
Se comparadas às transmissões de futebol no Brasil do início do anos 2000, a mudança é enorme. A chegada do streaming deu capilaridade ao mercado de transmissões no Brasil. Com isso, o consumidor acaba tendo mais opções para assistir o seu time de coração. Ele não mais depende que o canal de TV aberta (ou até mesmo fechada) transmita o jogo do seu time.
Contudo, o streaming também tem os seus pontos não tão positivos. Atualmente, para o jovem fã de futebol, que apesar de ter familiaridade com a maioria das plataformas de streaming citadas no início do texto, de alguma forma ainda existe uma certa dúvida: onde vai passar o jogo do meu time hoje? São tantas opções, são tantos direitos de transmissão das competições divididos, que o torcedor tem dificuldade de encontrar o jogo do seu time. Em 2022, por exemplo, os jogos do Athletico/PR em casa, ou seja, na Arena da Baixada, eram transmitidos pela pela Furação Live (streaming do clube) e pela CazéTV.
Então se o Palmeiras, por exemplo, fosse enfrentar o Athletico/PR em Curitiba/PR, o torcedor palmeirense teria que assinar um desses streamings para conseguir acompanhar o seu clube. Já se o torcedor do São Paulo quisesse assistir a um determinado jogo do tricolor pela Copa do Brasil, teria que assinar a Amazon Prime, pois o streaming tinha o direito de transmissão de alguns jogos da maior competição de clubes do Brasil.
Se por um lado a pulverização dos direitos de transmissão deu mais opções ao torcedor, também trouxe uma preocupação: o aumento do custo financeiro para acompanhar os jogos do seu time. Tendo que assinar diversas plataformas para acompanhar as partidas, o torcedor passou a gastar mais para ver o seu clube em campo pela TV. Além disso, a pulverização também passou a dificultar, em alguma medida, o acesso aos jogos do consumidor que não tem tanta familiaridade com as plataformas e, até mesmo, com a tecnologia. Inclusive, recentemente viralizou a foto de um neto ensinando o passo a passo para o seu avô de como ele poderia assistir o jogo do Vasco. Veja:
+ QUERO SER JORNALISTA NO FUTEBOL (CONHEÇA O NOSSO CURSO)
Quero ser um colunista FI