5 razões para atletas profissionais contratarem uma assessoria de imprensa
Futebol Interativo
Carregando...

09-09-22 |

5 razões para atletas profissionais contratarem uma assessoria de imprensa

Compartilhe img

5 razões para atletas profissionais contratarem uma assessoria de imprensa


O esporte é uma das editorias de maior espaço no mundo do jornalismo, independente da categoria midiática em questão – seja ela impressa, online, televisiva ou no rádio. Especialmente no Brasil, o carro-chefe dessa editoria é o futebol, em muitos casos ocupando a totalidade do espaço destinado aos esportes. Mas, seja qual for a modalidade, tamanha exposição torna necessário que os profissionais envolvidos neste sistema contem com um serviço estratégico e essencial: a assessoria de imprensa.

Sem sombra de dúvidas, os atletas são os personagens mais visados e mais expostos neste cenário. Afinal de contas, eles são os protagonistas do espetáculo, o que torna natural a grande procura das câmeras, gravadores e microfones.

Apesar do esporte ser um mundo completamente diferente de qualquer outro meio profissional, há, ao menos, um fator em comum, especialmente quando falamos de comunicação. Se o atleta não souber se expressar, não ter uma postura e não saber se comunicar de forma adequada, sua imagem pode ser gravemente comprometida, mesmo possuindo uma grande performance esportiva – poderíamos destinar vários parágrafos deste texto citando (péssimos) exemplos de atletas que, mesmo com grandes resultados, tiveram a carreira prejudicada por problemas de comunicação.

+ Conheça os nossos cursos de comunicação!

Diante de tanta exposição e pensando em todos os benefícios que a construção de uma boa imagem pode trazer aos atletas – e levando em conta os problemas que uma má comunicação pode causar à carreira – se faz fundamental contar com profissionais capacitados para gerenciar tudo o que é relacionado ao mundo comunicacional. Ou seja, uma assessoria de imprensa deve estar inclusa no pacote de serviços essenciais do atleta – e, claro dos clubes de futebol, mas falaremos sobre isso no próximo texto.

Pensando nesses pontos, listamos, abaixo, cinco grandes motivos pelos quais é essencial contar com um profissional capacitado para cuidar da imagem do atleta e de todo o relacionamento com os veículos de comunicação – deixando-o, assim, mais tranquilo para focar no que é mais importante: a alta performance esportiva.

1 – Maior exposição na mídia
“Quem é visto, é lembrado”. Ter boa visibilidade na imprensa pode ajudar o atleta de inúmeras maneiras – inclusive financeiras, já que uma imagem positiva e um bom espaço na mídia são grandes atrativos para patrocinadores e parceiros comerciais.

2 – Bom relacionamento com os jornalistas
Este é um fator determinante para a construção da imagem positiva e também para gerenciamento de crises. Manter um bom relacionamento com profissionais de imprensa é um dever de qualquer figura pública, e com um atleta profissional não é diferente.
É claro que vão haver discordâncias e, muitas vezes, rusgas. Mas contornar essas situações de forma a manter um relacionamento saudável com os jornalistas é essencial. E, neste ponto, um assessor de imprensa é indispensável.

3 – Construção de imagem positiva
O atleta é uma figura pública. Ainda mais agora, quando vivemos na era digital, a separação “pessoal e profissional” já é algo do passado. A imagem do profissional do esporte estará, sempre, diretamente ligada ao seu comportamento fora dos campos.
Isso só aumenta a necessidade de construir uma boa imagem. E uma das bases para esta construção é justamente um bom relacionamento com a mídia – fato que engloba vários quesitos, como postura, conteúdo, coerência, acessibilidade, entre outros.
É fundamental que o atleta construa uma boa imagem. Não apenas perante a mídia, mas para os torcedores da entidade a qual defende e a opinião pública de modo geral.

4 – Gerenciamento de crises
Com tamanha exposição e tanto alcance – seja através da imprensa ou das redes sociais – as crises, quando chegam, geralmente são intensas e até desgastantes para os atletas. Por isso mesmo, ter um profissional capacitado para estabelecer estratégias e gerenciar qualquer ruído de comunicação que possa surgir nesse processo se faz de extrema importância.
Em momentos de crise, uma assessoria de imprensa saberá atuar de forma eficaz para que as notícias negativas tenham o menor impacto possível na imagem e na carreira do atleta.

5 – Media Training
Vivemos na era digital, na era da informação, e em um momento social que exige das figuras públicas (e nunca é demais reforçar que os atletas estão inseridos nesse contexto) uma boa imagem.
Por isso, ter uma boa performance perante a mídia é quase tão importante quanto um alto desempenho esportivo. E aqui entra uma das principais funções da assessoria de imprensa: o treinamento midiático.

De forma resumida, é a preparação do atleta para uma boa performance quando for acionado pelos jornalistas – e isso ocorre semanalmente, seja em entrevistas coletivas, exclusivas ou durante as atividades esportivas – jogos, treinamentos, competições etc.
Falaremos mais detalhadamente sobre media training em um próximo post – no último, falamos sobre a importância do media training para as categorias de base dos clubes de futebol. Já leu?

COMENTÁRIOS

COLUNISTA FI

Andrey de Oliveira Ver mais desse colunista

0 comentários

Essa publicação ainda não tem comentários.

Quero ser um colunista FI