Futebol Interativo

05/11/20 | Leitura 3min

Futebol Feminino - Existe Influência do Ciclo Menstrual no Futebol?

Compartilhe img

Futebol Feminino - Existe Influência do Ciclo Menstrual no Futebol?


O tema de hoje do nosso Blog é um tema que gera muita discussão, principalmente, entre os Preparadores Físicos do Futebol Feminino. Mas, antes de tentar responder à pergunta que dá o título ao nosso texto de hoje, vamos buscar entender um pouco mais sobre o Ciclo Menstrual.

O Ciclo Menstrual ocorre em mulheres saudáveis, sendo caracterizado como um fenômeno biológico, com duração, em média, de 28 dias podendo ser dividido em três fases: Folicular, ovulatória e lútea (Teixeira et al., 2012), sendo que o controle desse fenômeno de caráter cíclico, se dá através do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal – HHG (Pardini, 2001).

Durante os 28 dias do Ciclo Menstrual, observa-se que no início da Fase Folicular os valores dos hormônios Estrogênio (em inglês, oestrogen) e Progesterona (em inglês, progesterone) estão baixos, sendo que o hormônio Estrogênio alcançará o seu pico de produção durante as Fases Folicular e Ovulatória. Logo, ocorrerá uma diminuição da sua produção na Fase Lútea, onde se dará o pico de produção do hormônio Progesterona – ver Figura 1 (McNulty et al., 2020).

 

 height=

                           Figura 1. Ciclo de 28 dias e indicador dos níveis hormonais – Fonte McNulty, 2020

Entendido que durante o Ciclo Menstrual, ocorre uma alteração nos níveis hormonais, agora, como seguinte passo, é necessário entender qual a função desses hormônios.

De acordo com Barros e Angeli (2020), o Estrogênio exerce um efeito anabólico e favorece na captação de glicose, conservando os estoques de glicogênio e aumentando, também, a utilização de gorduras como fonte de energia. Possui ainda, características antioxidantes, podendo ser úteis contra microtraumas musculares e processos inflamatórios em decorrência do exercício, além de ter efeito estimulante sobre o sistema neurológico.

Os mesmos autores, afirmam ainda que “por volta da metade do ciclo menstrual, momento em que os níveis de Estrogênio estão mais altos, a performance muscular e a capacidade de realização de exercícios de intensidade máxima e submáxima estariam favorecidas”.

Para Barros e Angeli (2020) a Progesterona exerce um efeito anti-estrogênico e, assim, seria prejudicial para a performance das atletas, principalmente na segunda metade do ciclo, onde ocorre o pico de produção desse hormônio, exatamente no meio da Fase Lútea.

Com esse entendimento, de que durante o Ciclo Menstrual ocorre uma alteração dos níveis hormonais, Barros e Angeli (2020) sugerem alguns conselhos durante cada Fase do Ciclo Menstrual:

·      Fase Folicular (início do ciclo): Concentrações hormonais reduzidas, o que não favorece a performance.

·      Final da Fase Folicular (metade do ciclo): Aumento dos níveis de Estrogênio, favorecendo o desempenho.

·      Fase Ovulatória: Aproveite o momento, pois os níveis de Estrogênio estão altos.

·      Final da Fase Lútea (pré-menstrual): Os níveis dos hormônios caem e a prática de exercício e o controle do estresse podem ajudar para controlar as dores de cabeça que podem ser comuns nesse momento.

·      Menstruação: O exercício parece ajudar a atenuar as cólicas e se o fluxo sanguíneo for muito intenso, utilizar uma suplementação de ferro poderá ajudar para atenuar a sensação de fadiga.

Com todo o exposto até esse momento, é possível responder se Existe Influência do Ciclo Menstrual no Futebol? Até aqui, vimos que existe sim influência do Ciclo Menstrual no desempenho das atletas, mas e no Futebol, como isso tem sido tratado?

O time do Chelsea da Inglaterra, encabeçado pela Treinadora Emma Hayes, desenvolveu um planejamento individual para se adequar as fases do Ciclo Menstrual de cada jogadora, para tentar controlar as oscilações de peso, saber quando uma jogadora está mais suscetível a uma lesão ou problemas físicos e, assim, aumentar o rendimento das atletas. O time ainda utiliza um aplicativo de ciclo menstrual para deixar o treino mais adequado a cada jogadora de acordo com a sua Fase do Ciclo Menstrual (Albuquerque, 2020).

Outro exemplo da Influência do Ciclo Menstrual sob o rendimento das jogadoras de Futebol é o caso da seleção americana de Futebol que venceu a Copa do Mundo de 2019. A comissão técnica da seleção americana monitorou o Ciclo Menstrual das jogadoras para, assim, adaptar as Cargas de Treino, a Dieta e o Controle dos Sintomas de forma individualizada, o que segundo a Treinadora Dawn Scott, parece ter sido uma das iniciativas que ajudou a seleção americana sair vitoriosa da competição (Smith, 2019).

Portanto, o Ciclo Menstrual parece ter forte influência no rendimento das atletas e pinta como sendo uma tendência nova dentro do Futebol Feminino, pois o controle do Ciclo Menstrual das jogadoras de forma individualizada, está demonstrando ser um potencializador para o rendimento, além de ajudar para identificar os momentos mais susceptíveis de lesão.

E aí você gostou desse assunto? Está de acordo com o controle individualizado do Ciclo Menstrual das jogadoras para aumentar o rendimento de cada uma delas? Conte aqui para a gente o que você pensa sobre esse assunto e não esqueça de colocar o seu nome na nossa lista de espera para o curso de Medicina no Futebol, entre na página https://futebolinterativo.com/cursos/medicina-no-futebol/ e clique no botão “Tenho Interesse”.

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Karoline. Chelsea adéqua treinos ao ciclo menstrual do time feminino. 2020. Disponível em: https://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2020/02/14/chelsea-adequa-treinos-ciclo-menstrual-time-feminino/, acessado em 05 de nov. de 2020.

BARROS, Turibio; ANGELI, Gerseli. Ciclo menstrual influencia o desempenho esportivo: Veja como. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2020/08/04/ciclo-menstrual-influencia-o-desempenho-esportivo-veja-como.ghtml, acessado em 05 de nov. de 2020.

McNULTY, K. L.; ELLIOT-SALE, K. J.; DOLAN, E.; SWINTON, P. A.; ANSDELL, P.; GOODALL, S.; THOMAS, K.; HICKS, K. M.; The Effects of Menstrual Cycle Phase on Exercise Performance in Eumenorrheic Women: A Systematic Review and Meta‑Analysis. Sports Medicine, 50:1813–1827, 2020.

PARDINI, Dolores P. Alterações Hormonais da Mulher Atleta. Arq Bras Endocrinol Metab;45/4:343-351, 2001.

SMITH, Nicola K. Como monitorar o ciclo menstrual ajuda as mulheres no esporte. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2019/09/como-monitorar-o-ciclo-menstrual-ajuda-as-mulheres-no-esporte.shtml#:~:text=Uma%20das%20estrat%C3%A9gias%20mais%20bem,e%20o%20controle%20de%20sintomas., acessado em 05 de nov. de 2020.

TEIXEIRA, A. L. S; JÚNIO, W. F.; MARQUES, F. A. D.; LACIO, M. L.; DIAS, M. R. C. Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol. 18, No 6 – Nov/Dez, 2012.