Futebol Interativo

06/11/20 | Leitura 4min

Gestão Esportiva - Futebol e Responsabilidade Social: Uma Parceria Importante

Compartilhe img

Gestão Esportiva - Futebol e Responsabilidade Social: Uma Parceria Importante


O Futebol é, sem dúvida nenhuma, o esporte mais popular do mundo e o que engaja mais pessoas ao redor do mundo inteiro. Tal afirmação pode ser confirmada pelos números da última Copa do Mundo da Rússia em 2018, onde segundo a FIFA (Fédération Internationale de Football Association), mais de 3 bilhões e meio de pessoas acompanharam o torneio ao longo do seu período de realização, sendo que somente na final da Copa do Mundo 1,1 bilhão de pessoas assistiram a mesma (Observador, 2018). Esses dados mostram a grandeza e o alcance do Futebol no cenário mundial.

Nesse sentido, Silva et al (2013) afirmam que o Futebol possui mais de 256 milhões de praticantes, sendo que no Brasil é uma modalidade que movimenta muito dinheiro e desperta o interesse de milhares de adolescentes, principalmente de comunidades carentes, como um meio para a ascensão e integração social.

O autor Cagigal (1981) afirma que o esporte pode ser um meio para que as pessoas se envolvam em temas como valores e relações sociais. É possível afirmar que o Futebol é parte importante dentro desse papel que o autor Cagigal menciona em relação ao esporte em geral.

Com o exposto até aqui, entende-se que o Futebol é um esporte de massas que vai muito além de um “simples esporte”, se trata de uma atividade que tem um impacto social muito grande na vida dos seus praticantes, o que deixa claro a Responsabilidade Social desse esporte.

Mas o que é Responsabilidade Social?

De acordo com Eon (2015), “é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo)”. Assim, entende-se que a Responsabilidade Social busca o bem-estar social.

Partindo desse entendimento de Responsabilidade Social e da forte influência, vista anteriormente, que o Futebol exerce na vida das pessoas em nível mundial, essa Parceria se mostra muito Importante.

Na direção dessa parceria, a FIFA destaca que as federações, confederações e todos os seus afiliados, estudam como incorporar cada vez mais os valores de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, para minimizar o impacto ambiental do esporte, promover espetáculos seguros e tirar o máximo proveito da influência positiva que o futebol exerce nas pessoas de todo o planeta. Além disso, a FIFA destaca a luta contra todos os tipos de discriminação, pois no entendimento da mesma, isso impede que o futebol seja realmente inclusivo (FIFA.com).

Lara (2014) reforça a ideia projetada pela FIFA, pois em seu estudo menciona que a entidade máxima do Futebol se preocupa e estimula que a Copa do Mundo de Futebol seja cada vez mais sustentável, buscando políticas que visem a economia e sistemas de produções inteligentes promovendo o equilíbrio econômico social da sociedade.

No Brasil, se percebe nos últimos anos um aumento da participação dos clubes de Futebol brasileiros no engajamento de causas ambientais, contra a discriminação de gênero e raça, etc.

Entre os casos mais destacados está o EC Bahia que, recentemente, lançou uma camisa “manchada” de óleo (ver Figura 1), o que gerou grande repercussão nacional e internacional. Em 2015, o Bahia havia feito uma parceria com as Obras Sociais Irmãs Dulce, de Salvador (BA), para repassar à entidade 1% de todos os recursos obtidos com patrocínios e mensalidades do plano de sócios (Avancini, 2019).

 

 height=

                                        Figura 1. Camisa "manchada" do EC Bahia - Fonte: Globo Esporte

Nesse ano de 2020, o EC Bahia surpreendeu mais uma vez e com a volta do Futebol, depois de 4 meses paralisado devido à Pandemia da Covid-19, o clube lançou uma camiseta onde o escudo do clube apresentava uma máscara (ver Figura 2), fazendo alusão a necessidade e importância de usar máscara para evitar a disseminação do vírus (Alves, 2020).

 

 height=

                         Figura 2. Camisa do EC Bahia com máscara no escudo - Fonte: Twitter EC Bahia

Com a ideia de estimular a Responsabilidade Social Empresarial, foram criadas várias certificações nos últimos, onde, de acordo com Eon (2015) destacamos como principais: Selo Empresa Amiga da Criança, ISO 14000, AA1000, SA8000, ABNT-ISO 26000. Essas certificações promovem uma disputa entre as empresas, pois atestam a boa prática empresarial das mesmas.

Essas certificações também estão sendo buscadas pelos Clubes de Futebol para certificar as suas ações. Entre as principais ações promovidas pelos clubes de Futebol no Brasil, destacamos uma lista realizada por Lara (2014), onde apresenta as principais ações desenvolvidas por Clubes de Futebol no Brasil, destacamos apenas alguns clubes:

· Atlético/MG - Campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos; Campanha de vacinação; Visitas agendadas ao estádio do clube.

· Bahia/BA - Projeto Novos Talentos - Busca recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte junto a Empresas para oferecer aulas grátis de futebol para crianças, jovens e adultos.

· Corinthians/SP - Projeto Time do Povo - parcerias com comunidades carentes, creches, associações e similares, a fim de selecionar grupos que serão convidados a viver um dia no clube.

· Flamengo/RJ - Escolinha Fla - Aulas de futebol gratuitas para adolescentes da comunidade da Mangueira.

· Internacional/RS - Projeto Saci Colorado de Educação e Cultura - aulas de informática, de matemática, conhecimentos gerais, desenho, administração e negócios para adolescentes de comunidades carentes de Porto Alegre; Projeto criança colorada, que leva crianças de escolas para assistir jogo; Projeto Interagir - Aulas xadrez, jiu-jitsu, taewkondo, capoeira, artes, percussão, karatê, hapkido para pessoas de todas as idades em Porto Alegre. Todos os projetos estão associados a FECI, Fundação de Educação e Cultura do Internacional.

Portanto, podemos dizer que o Futebol e a Responsabilidade Social são uma Parceria muito Importante, onde o Futebol pode ser um meio para ajudar a Educar, criar Consciência Social, além de trazer para a sociedade discussões atuais que necessitam de debate e posicionamento. Além claro, de continuar promovendo a Inclusão Social, principalmente em comunidades carentes.

REFERÊNCIAS

ALVES, Soraia. Camisa do Bahia ganha máscara no escudo. 2020. Disponível em: https://www.b9.com.br/129325/camisa-do-bahia-ganha-mascara-no-escudo/, acessado em 06 de nov. de 2020.

AVANCINI, Jorge. Por que um clube de futebol precisa de ações afirmativas e sociais? 2019. Disponível em: https://www.mktesportivo.com/2019/10/por-que-um-clube-de-futebol-precisa-de-acoes-afirmativas-e-sociais/, acessado em 06 de nov. de 2020.

CAGIGAL, J. M. Oh deporte! Anatomia de um gigante. Valladolid: Miñon, 1981.

EON, Fábio. O que é responsabilidade social? 2015. Revista ResponsabiliadeSocial.com. Disponível em: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/, acessado em 06 de nov. de 2020.

FIFA.com. El Panorama Futebolístico. Disponível em: https://es.fifa.com/who-we-are/vision/football-landscape/, acessado em 06 de nov. de 2020.

LARA, F. F. Responsabilidade social corporativa no futebol do brasil: estudos de caso com as equipes do campeonato brasileiro série A. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review Vol. 3, N. 2, 2014.

Observador.pt, 2018. Mais de 1,1 biliões de pessoas acompanharam a final do Mundial de futebol. Disponível em: https://observador.pt/2018/12/21/mais-de-11-bilioes-de-pessoas-acompanharam-a-final-do-mundial-de-futebol/, acessado em 06 de nov. de 2020.

SILVA, D. A. S.; SILVA, R. J. S.; PETROSKI, E. L. Prática de futebol e fatores sociodemográficos associados em adolescentes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 81-93, 2013.