Futebol Interativo

12/07/22 | Leitura 1min

Já ouviu falar em internacionalização de marca?

Compartilhe img

Já ouviu falar em internacionalização de marca?


A internacionalização se dá com a expansão de uma marcaatravés do contato com o exterior. Este movimento ocorre geralmente para buscarnovas fontes de recursos, informações e clientes, o que geraria economias deescala, vantagens de localização, expansão do público-alvo e certa proteção deriscos e incertezas do mercado doméstico (burocracias, questões econômicas,sociais, políticas, etc.).

Para internacionalizar uma marca, uma empresa, de uma formageral, poderia começar exportando seus produtos, licenciá-los, elaboraralianças estratégicas e adquirir novas empresas.

Especificamente no contexto do futebol, o maior acesso apartidas e informações permitem que a nova geração tenha acesso facilitado a clubesde diversos países com os quais passam a externar simpatia, e às vezes atémesmo passam a se declarar torcedores de clubes estrangeiros.

+ Conheça a nossa Especialização de Comunicação e Marketing

Clubes e Ligas já entendem esse movimento e buscam essainternacionalização através da comunicação, de seus jogadores, de ações eprodutos. Na noite da última quarta-feira (6), durante a vitória do Palmeirassobre o Cerro Porteño, que sacramentou a classificação alviverde às quartas definal da Copa Libertadores, sete astros de uma das principais séries do momento– “The Boys”, da Amazon Prime Video, estavam dentro de um dos espaços maisnobres do estádio.

Desde o início a ação partiu do departamento de marketing doPalmeiras. O clube entrou em contato com a Amazon com dois meses deantecedência, logo quando soube que o tour de divulgação da nova temporadapassaria pela capital paulista. O vídeo que mostra as reações dos atoresultrapassou a marca de 170 mil visualizações no YouTube, um dos mais vistos docanal nos últimos meses.

O Palmeiras considerou a ação um sucesso completo. Nãoapenas pela audiência do vídeo ou pelos números de engajamento, mas pelaproposta de dialogar com diferentes públicos, fortalecendo a marca do clube. Naturalmente,os atores, por exemplo, postaram fotos com a camisa do time em suas própriasredes sociais.