Futebol Interativo

16/02/22 | Leitura 3min

O streaming de transmissões de futebol marca uma nova era da comunicação esportiva

Compartilhe img

O streaming de transmissões de futebol marca uma nova era da comunicação esportiva


O streaming de transmissões de futebol pode significar uma nova era para a comunicação esportiva. Acostumados com acompanhar 100% dos jogos na televisão e/ou no rádio, hoje os brasileiros têm trabalho para encontrar onde será transmitida a partida do seu time do coração.


Quando falamos em assistir a jogos, geralmente alguns canais logo vêm como os principais: Premiere, SporTV, Globo, ESPN e Band são onde mais rotineiramente sintonizamos para assistir às transmissões de futebol.


Porém, principalmente em 2022, novas plataformas são detentoras dos direitos de transmissão de diversos jogos e campeonatos, de forma exclusiva. Nessas novas plataformas há também uma necessidade de adaptar a linguagem utilizada, a fim de atingir um novo público, que é aquilo que as empresas esperam ao fazer esse movimento de streaming de transmissões de futebol.


Confira as novas plataformas de streaming de transmissões de futebol


1. Paulistão Play

Ainda em 2021, a Federação Paulista de Futebol anunciou a criação do Paulistão Play, uma plataforma de streaming de transmissões de futebol, criada com a finalidade de gerar uma nova linha de receitas para os clubes e amplificar sua presença no digital.


Com assinatura OTT (over-the-top), a plataforma conta com transmissão ao vivo de jogos, exibição de melhores momentos, conteúdos especiais e engajamento com o torcedor. Disponibilizando jogos ao vivo de competições paulistas que não estão com os direitos comercializados com exclusividade, como a Copa São Paulo, Paulistão Feminino, Paulista Sub-20, entre outras. O modelo segue ligas como NBA, NFL e La Liga.


Em 2022, a FPF está transmitindo o Paulistão também pelo YouTube, de forma 100% gratuita, uma velha conhecida de todos, ganhando uma cara nova. E agora com um reforço de peso, marcando a volta de Tiago Leifert ao cenário dos esportes.


2. HBO Max

Em 2022 a HBO Max começou a exibir os jogos do Campeonato Paulista. A WarnerMedia, proprietária do serviço, é detentora dos direitos de transmissão da competição até 2025. Além disso, a plataforma vai transmitir os jogos da fase de mata-mata da UEFA Champions League de forma ao vivo durante o primeiro semestre.


3. Twitch

Essa não é uma plataforma focada em realizar streaming de transmissões de futebol, porém alguns dos streamers presentes na plataforma, adquiriram os direitos de transmissão de algumas competições.


Um exemplo recente foi o sucesso de Gaules ao transmitir os jogos da NBA em 2021, e a receita tende a se repetir cada vez mais. Para esse ano de 2022, Casimiro e Gaules possuem os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, o Cariocão.


4. Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video pode ser uma boa opção para acompanhar o streaming de transmissões de futebol. Com um acordo com a Globo, a Amazon transmitirá 36 jogos da Copa do Brasil, incluindo alguns jogos que a própria rede Globo não passará em seus canais.


5. Globoplay

Falando em Globo, a Globoplay é a plataforma de streaming oficial da rede e reúne as programações dos canais Globo, Premiere, SporTV e muito mais. Não é uma plataforma pensada no streaming de transmissões de futebol, porém mostra que uma mesma empresa, pode sim estar presente em universos que parecem concorrentes em muitos momentos.


6. Star+

A plataforma do Star+ chegou no ano passado com os conteúdos da ESPN e fazendo o streaming de transmissões de futebol internacional, com campeonatos como o italiano, campeonato francês e Copa Libertadores da América.


Mas não apenas de futebol vive o Star+, a plataforma também conta com transmissões de jogos ao vivo da NBA, eventos de luta com o ESPN Knock Out e outros esportes.


7. DAZN

A DAZN foi um verdadeiro marco como inovação na maneira como aconteciam as transmissões de futebol. A empresa britânica chegou ao Brasil no final de 2018 e desde então vem investindo pesado no país.


Com isso, a plataforma fornece jogos de diversos campeonatos, como a série A (da Itália), a Ligue One (da França), a Copa Sul-Americana e a F.A. Cup (Inglaterra). Além disso, a cobertura é quase completa dentro do nosso país, sendo que também dá para ver lutas e eventos esportivos de tênis.


8. NBA League Pass

As inovações nesse âmbito não atingiram só o futebol! Para quem quer ir além do streaming de transmissões de futebol, existe também o NBA League Pass, uma plataforma voltada para a liga de basquete mais famosa do mundo.


Por lá é possível acesso a programas como o NBA TV e a possibilidade de assistir a jogos clássicos do acervo do serviço.


Com plataformas desse tipo emergindo e fazendo o streaming de transmissões de futebol e outros esportes se tornarem cada vez mais fortes, é inevitável o movimento para que elas passem a fazer parte da rotina dos aficionados por esporte e, passem a atuar lado a lado com a televisão e o rádio.


Por isso, é importante aprender mais sobre essa nova maneira de consumir conteúdos esportivos, como produzir conteúdo original e conversar com esse público.


Pensando nessa necessidade, desenvolvemos a Especialização em Comunicação e Marketing no Futebol, para conhecer mais do curso e se aperfeiçoar nesse mercado que está em constante mudança, basta clicar aqui.